quinta-feira, 31 de maio de 2012

FHL: Temas

  1. O poder político e autoritário e a opressão política

         O poder político insere-se na estrutura de um regime absolutista, ou melhor: o Antigo Regime. Este regime é mantido através da opressão, mostrada por Manuel, no início de cada ato. A vigilância dos cidadãos, com a utilização dos delatores, e a prisão de todos os que contestam o regime também são necessário à sua manutenção.
         Sendo este o tema central da peça, tem um subtema encaixado: o medo e a passividade dos cidadãos, mais relevante no primeiro ato.
  2. O oportunismo e a hipocrisia

         O regime abdicou dos seus princípios éticos, pelo que existe uma crise de valores. A hipocrisia é utilizada pela regência para controlar o povo e, simultaneamente, defender interesses individuais e coletivos, mas apenas de uma determinada classe. A personagem mais hipócrita de todas é o Principal Sousa, porque é quem mais finge altruísmo e usa da fé cristã para atingir os seus objetivos. O oportunismo é visto sobretudo nos comportamentos dos delatores e de Beresford.
  3. A miséria e as injustiças sociais
         Este tema relaciona-se com o poder autoritário e com a opressão, na medida em que são seus efeitos. O povo vive em grande pobreza e tem noção de que não consegue alterar as suas condições de vida. Daqui exceptua-se Vicente, que é o único popular que conseguirá subir na vida, através da traição aos da sua classe.
  4. O amor e a solidariedade 
  5.       Estes temas contrastam com os sentimentos que caraterizam a regência. O amor é destacado na tentativa de Matilde salvar Gomes Freire. Já a solidariedade está presente no comportamento de Frei Diogo e de Sousa Falcão.

Sem comentários: